Desporto
Prémio “The Best” da FIFA homenageia Pelé
A cerimónia que galardoou os melhores futebolistas de 2022, começou com uma homenagem ao craque brasileiro Edson Arantes do Nascimento “Pelé”, que morreu no dia 29 de Dezembro de 2022. Após a exibição de um vídeo com momentos marcantes da carreira do Rei do Futebol, o ex-jogador Ronaldo subiu ao palco para fazer um discurso.
“Quando lembro do Pelé vejo um jogador muito à frente do seu tempo, um atleta que serviu de inspiração para todo o mundo do futebol. O Pelé também será lembrado pelo impacto na sociedade. Quando ele jogava, o mundo era um lugar ainda mais racista do que hoje. Ele, um atleta negro, se tornou o Rei do Futebol mais popular do planeta. Mostrou que o negro pode ser o melhor, mais bem-sucedido e pode vencer o racismo. Essa luta ainda não acabou, e peço que todos se inspirem na luta do Rei Pelé”, disse Ronaldo emocionado.
A viúva de Pelé, Márcia Aoki, recebeu uma premiação especial e falou de seu ex-companheiro.
“É uma honra estar aqui, neste tributo da FIFA ao Edson Arantes, o Pelé. Deus nos deu o Edson, e o Edson nos deu Pelé, e o mundo tão bem recebeu ambos”.
A homenagem terminou com o músico brasileiro Seu Jorge cantando a música Changes.
A 32º Edição do The de Best da FIFA realizou-se em París, França na noite desta segunda-feira, 27, O craque argentino Lionel Messi venceu pela 7ª vez na história, batendo na concorrência os franceses Kylian Mbappé e Karim Benzema.