Connect with us

Economia

Preços podem subir até 22,7% no próximo ano

Published

on

Os analistas da consultora Oxford Economics preveem em alta a inflação em Angola, no próximo ano, antecipando agora uma subida de preços de 22,7% até ao final do primeiro semestre de 2024.

A revisão da previsão sobre o aumento dos preços em Angola, surge na sequência da divulgação da inflação homóloga de Novembro, que ficou nos 18,19%, subindo 2,3%, face ao valor registado em Outubro.

Para os analistas, a taxa de inflação deverá continuar a aumentar, prevendo que chegue aos 18,9% no final deste ano, uma revisão em alta face aos 18% previstos pela consultora no mês passado.

De acordo com o relatório, a classe da alimentação e bebidas não alcoólicas “foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços, com 1,53 pontos percentuais durante o mês de Novembro.

Por sua vez, economista José Macuva disse ao Correio da Kianda que o estudo não constitui novidade, apenas revela a realidade em que vivem os angolanos diariamente.

José Macuva disse, por outro lado, que contínua a impressão da moeda pelo estado angolano também tem influenciado para o aumento contínuo e generalizado dos preços.

Formado em radiojornalismo, com passagem por órgãos de comunicação social públicos e privados. Possui formação internacional em Comunicação e Multimedia. Estudante do curso superior de Gestão/Comunicação e Marketing.