Economia
Preços de produtos continuam altos nos mercados informais
Malanje – Os preços dos principais produtos alimentares que compõem a cesta básica como arroz, óleo vegetal, massa, fuba de milho, açúcar, leite, sal, massa tomate e outros, continuam altos nos mercados informais da cidade de Malanje, segundo apurou a Angop nesta quinta-feira.
Numa ronda efectuada pelos mercados municipal de Malanje e da Cangambo, os mais concorridos da cidade capital, constatou-se que os preços dos produtos a retalho até então praticados, mantêm-se desde os últimos meses, o que tem retirado o poder de compra de muitos cidadãos.
Entretanto, com vista a facilitar a aquisição dos mesmos, muitas donas de casas e vendedeiras ambulantes optam por sociar os bens a grosso, alegadamente por ser mais rentável para abastecer as cozinhas e para a revenda a retalho pelas artérias da cidade, a conhecida “zunga”.
O saco de açúcar de 50 quilos antes vendido a 6 mil e 700 kwanzas, custa agora 8 mil e 600 kwanzas, enquanto que a caixa de óleo vegetal comercializado a 3 mil e 600 kwanzas, passa a custar 4 mil e 700 kwanzas, e o saco de arroz de 25 quilos é vendido a 5 mil e 500 kwanzas, contra os 3 mil e 200 kwanzas anteriores.
Já a caixa de massa alimentar antes vendida a mil e 200 kwanzas, agora custa mil e 850 kwanzas, a caixa de massa tomate antes comercializada a dois mil e 100 kwanzas, agora custa três mil kwanzas, o saco de fuba de milho está a ser vendido a três mil e 200 kwanzas, contra dois mil e 500 kwanzas anteriores, já o saco de sal fino até então comercializado a mil e 700 kwanzas, passou agora a 3 mil e 2000.
Estes preços, segundo apurou a Angop, já vigoram há algum tempo e sem tendências de baixar, devido a dificuldades de divisas por partes dos empresários para a aquisição dos produtos no exterior do país, já que grande parte dos bens são importados.
(Com ANGOP)