Connect with us

Economia

Preço da gasolina pode atingir 570 kwanzas no final do próximo mês

Published

on

Com a retirada total da subvenção ao preço da gasolina, expressa em Decreto Presidencial tornado público na última quinta-feira, 07, o preço do produto poderá atingir os 572 kwanzas, já a partir do final de Abril de 2024.

Em Junho de 2023, o Governo anunciou o ajuste do preço da gasolina após a retirada de 50% da subvenção a este combustível, que passou de 160 para 300 kwanzas, por litro. A nova tabela, que não abrangia até então, os táxis, mototáxis e embarcações de pesca artesanal, entrou em vigor no dia 02 daquele mês.

O Decreto ora divulgado suspende o plafond dos cartões de subsídios até ao dia 30 de Abril de 2024, bem como a subvenção total a gasolina, sendo que a previsão é que a remoção parcial e progressiva do subsídio dos preços do gasóleo e petróleo Iluminante ocorra até 2025.

De ressaltar, que entre 2020 e 2022, o Governo gastou Kz 3,5 bilhões com subvenção, o que faz com que os preços dos combustíveis no país estejam 70% abaixo dos praticados pelos países vizinhos. 

Com a suspensão, o Governo pretende “travar” o contrabando, aumentar a sustentabilidade da maior empresa pública nacional, a Sonangol, bem como não beneficiar significativamente as camadas mais pobres.