Connect with us

Educação Financeira

Precisa comprar um telemóvel? O que precisa saber…

Published

on

Na semana seguinte que foi lançado nos Estados Unidos da América o Iphone 15 da marca Apple, um dos telemóveis mais esperados em 2023, decido publicar um artigo de educação financeira sobre a necessidade ou não da compra de um telemóvel. Diga-se que este é o 2º artigo da 2ª série.

Todos sabemos que há telemóveis para todos os gostos e bolsas. Há os básicos aos super inteligentes. O preço acompanha a tecnologia. Outro factor a ter em conta é que os modelos mais modernos, quando são lançados, são geralmente mais caros pelo efeito novidade.

Saber como comprar celular é imprescindível nos dias de hoje. Os telemóveis mais modernos, inteligentes são os mais caros. O mercado está repleto de opções para todos os gostos e necessidades. É possível encontrar modelos de marcas como Samsung, Apple, Xiaomi e Motorola, entre outras, em diversas faixas de preço.

Embora essa variedade seja óptima para o consumidor, pode acabar causando confusões na hora de escolher o smartphone (telemóvel inteligente) ideal. Por isso, preparo um guia completo e recheado de dicas. Tudo para te mostrar não só como comprar celular novo, mas também como fazer a melhor escolha de acordo com as suas necessidades. Afinal, só você é capaz de dizer tudo o que precisa em um smartphone para o dia a dia.

Primeiro que tudo. Faça esta pergunta a si mesmo(a): preciso mesmo de um telemóvel novo? Que necessidades tenho de telecomunicações? O que deve ter esse telefone? E, claro, qual é o meu orçamento?

O ponto de partida para escolher o seu próximo smartphone é definir quanto pretende investir. Feito isso, diversos modelos são eliminados, facilitando a busca. Depois é definir suas prioridades. Se prioriza tirar fotos, jogar, redes sociais, desempenho.”

Para isso, é importante estudar os recursos e funcionalidades, de modo que possa aproveitar a fundo o modelo que irá acompanhá-lo até a próxima troca. Pense também que suas prioridades podem mudar de acordo com o tempo. Por isso, recomendamos sempre que, se possível, invista em um modelo mais completo.

Saber todas essas prioridades ajuda na hora de entender como comprar um telemóvel novo, pois você vai se basear nisso na hora de avaliar os diferentes quesitos do aparelho.

Gosta de assistir vídeos? Então é necessária uma tela melhor. Quer um celular para jogar? Então vamos dar mais foco no processador, memória RAM e bateria. Adora tirar fotos? Então o conjunto de câmeras deve ter atenção especial. Esses filtros podem te ajudar a como comprar celular, evitando o risco de você comprar um celular “exagerado” para as suas necessidades ou mesmo um modelo que não consiga atendê-las bem.

Devo comprar novo ou usado?

Celulares usados podem apresentar marcas de uso, como rachadura na tela.
A recomendação é, sempre que der, comprar um celular novo. Mas sabemos que nem sempre isso é possível.
Os pontos decisivos nessa decisão são orçamento e prioridade. Caso o modelo desejado exija um investimento maior e não puder fazê-lo, é uma boa opção comprar usado. Porém, é necessário ficar atento ao estado do aparelho, ano de lançamento, tempo de uso pelo antigo dono, vida útil de bateria, marca e nota fiscal. A desvantagem dos usados é a garantia, em sua maioria não ofertada pelos lojistas. Já os smartphones novos são compras mais seguras. Essa é a melhor opção para quem pode investir.

Além de saber como comprar o telemóvel, você também precisa ter conhecimento de como avaliar um celular usado, caso opte por um. Abaixo, deixaremos algumas dicas, mas também recomendamos esse artigo que conta se celular usado vale a pena e quais são os cuidados necessários se você optar por isso.

Dicas sobre como escolher um bom celular usado:
– Verifique se o produto possui algum quebrado ou trincado. Evite comprar celulares que tenham muitos arranhões.
– Não compre modelos muito antigos, pois eles tendem a parar de receber atualizações do sistema operacional mais rápido, Assim, logo ficam ultrapassados e lentos.
– Verifique todas as câmeras do aparelho, faça vídeos, fotos, altere as configurações e veja se está tudo em boas condições.
– Olhe se a tela está em boas condições, sem manchas ou pixels mortos.
– Baixe aplicativos para verificar a saúde da bateria do aparelho. Assim, você saberá se ela está em boas condições ou se precisa ser trocada.
– Faça ligações e gravações de voz para conferir se os microfones estão funcionando. Lembre-se de que é necessário testar das duas formas, pois microfones diferentes são usados para gravações e ligações.
– Por fim, teste também o Wi-Fi, Bluetooth, rede de internet e veja se as conexões sem fio do celular estão funcionando como deveriam.

Sem entrar noutros campos da tela, bateria, memória ram, acessórios, câmeras, queiro deixar o seguinte conselho como educador financeiro: compre o que comprar apenas quando essa compra preenche uma necessidade que realmente existe e não para seguir uma moda, uma tendência do colega, da amiga. Não compre para preencher um vazio emocional, carência qualquer. A vida está difícil e e o dinheiro serve para ser gasto no que realmente importa, mas deve pensar sempre em guardar algum dinheiro (fazer poupança), até por que ter um telemóvel sem saldo não tem graça!!!

Até para a semana.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *