Politica
PRA-JA e Partido Liberal aderem à manifestação contra subida do táxi
A manifestação contra a subida do preço da corrida de táxi, organizada pela sociedade civil em Luanda, ganhou apoio do PRA-JA Servir Angola e do Partido Liberal, que garantem estar presentes na marcha, agendada para o próximo sábado, 12.
O apoio dos servidores veio através do Secretário Provincial do PRA-JA na capital angolana, que garantiu estar a mobilizar os seus membros para a manifestação.
“Em nome do Secretariado Provincial do partido PRA-JA, em Luanda, exorto a todos membros amigos e simpatizantes do partido mais inclusivo do pais na capital, a participarem ordeiramente da manifestação”, apelou Serafim Simeão.
Por sua vez, o apoio do Partido liberal veio directo do seu presidente, que usou a sua página pessoal para informar a participação na marcha, com concentração marcada para às 13 horas, no Mercado do São Paulo, e término na Assembleia Nacional.
“Apoio e estarei presente na manifestação do dia 12, organizada pela sociedade civil em Luanda”, confirmou e continuou:
“É tempo de nos unirmos, de forma pacífica e firme, para exigir os nossos direitos, defender a democracia e construir um futuro mais justo para todos os angolanos. A mudança começa com a nossa voz”, finalizou.
O estudo realizado pela MIRA, em Maio de 2025, sobre o modo de deslocação em Luanda, aponta que 58% dos luandenses utilizam os táxis, vulgo candongueiros, 23% mototáxi e apenas 17 por cento utilizam carro de família.
Para além da subida do preço da corrida de táxi, de 200 para 300 kwanzas, antecedida por uma subida no preço do gasóleo para o mesmo valor, os passageiros têm denunciado, nos últimos dias, o encurtamento das rotas por parte dos taxistas em Luanda, sobretudo nos principais pontos de embarque, como Patriota, Benfica, Rocha Pinto, São Paulo, Desvio do Zango e Cacuaco.