Connect with us

País

PR ratifica o fim do mandato do Conselho de Administração do BPC

Published

on

O Presidente da República José Eduardo dos Santos exarou hoje, quinta-feira, um decreto através do qual dá por findo o mandato do Conselho de Administração do Banco de Poupança e Crédito (BPC).

Segundo uma nota da Casa Civil do Presidente da República  o decreto presidencial surge na sequência da recente aprovação pela Assembleia Geral do BPC das alterações feitas à sua estrutura orgânica e de governação.

O Banco de Poupança e Crédito (BPC) conta, desde  do dia 24 de Março  com um novo Conselho de Administração, presidido pelo economista Ricardo de Abreu, resultante de uma Assembleia Universal de Accionistas.

A assembleia deliberou igualmente o aumento do capital social da instituição bancária pública em 90 mil milhões de kwanzas.

De acordo com a deliberação dos accionistas, o aumento do capital social deste banco, detido maioritariamente pelo Estado com 75 porcento, no valor de AKZ 90 mil milhões, será realizado por todos os accionistas na proporção da sua participação.

Deste modo, os órgãos sociais para governação do banco passam a ter a seguinte composição:

Mesa da Assembleia dos Accionistas:

Abílio de Almeida Gomes – Presidente da Mesa da Assembleia de Accionistas;

José Manuel Chivala – Vice Presidente da Mesa da Assembleia de Accionistas;

Daniel Mateus Fio– Secretário

Conselho de Administração: Eleição de novos membros, a saber:

Presidente do Conselho de Administração (PCA) e Presidente da Comissão Executiva (PCE) – Ricardo Daniel Sandão Queirós Viegas D’Abreu

Administradores Executivos (6): Carlos Manuel de Carvalho Rodrigues; Pedro Sérgio da Costa Pita-Groz; Marília de Fátima Trindade Viana Poças; Adilson Gabriel Alves Catala; Luis Henriques Fernandes; Óscar  Rodrigues

Administradores Não Executivos (4): Júlio Ângelo da Cruz Correia; Alcides Horácio Frederico Safeca; Djamila Huguete da Silva de Almeida Prata; Nayole Cristina Cohen dos Santos (Administradora não Executiva, Independente)

Conselho Fiscal:

Jorge Pedro Gonçalves de Carvalho Figueira – Presidente;

Licínio de Freitas Vaz Contreiras – Vogal;

Márcio de Jesus Lopes Daniel – Vogal.

 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas