Connect with us

Politica

PR preocupado com momento conturbado que vive a justiça angolana

Published

on

O Presidente da República, João Lourenço, manifestou-se esta quarta-feira, 22, preocupado com o momento conturbado que vive a justiça angolana.

O Chefe de Estado, que falava ao intervir na cerimónia de posse de novos juízes conselheiros do Tribunal Supremo, exigiu verticalidade aos magistrados em prol do bom nome da justiça angolana, e fez saber estar em curso, junto da  Procuradoria Geral da República,  investigações das denúncias públicas contra a gestão dos presidentes dos tribunais de Contas e do Supremo.

Perante os empossados, o Titular do Poder Executivo considerou lamentáveis os acontecimentos que culminaram com a renúncia do cargo de presidente do Tribunal de Contas por parte da magistrada Exalgina Gamboa. De acordo com o Chefe de Estado, as denúncias contra Exalgina Gamboa apontam para uma tentativa de extorsão, por parte da magistrada, aos ministros da Energia e Águas e dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.

Segundo o Presidente da República, a magistrada convocou no seu gabinete, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás para lhe pedir um por cento do capital social da refinaria do Lobito, na província de Benguela.