Connect with us

Lusofonia

PR João Lourenço participa na Cúpula da CPLP

Published

on

O Presidente da República João Lourenço deixou na manhã deste domingo (27), Luanda, com destino à São Tomé e Príncipe, onde vai participar da Cúpula da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP), que decorre, desde sábado, em São Bernardo.

Na cimeira, o chefe de Estado vai fazer a entrega simbólica da Presidência da organização lusófona ao homólogo santomense, para um periodo de dois anos.

O titular do poder executivo encabeça uma comitiva que integra os Ministros das Relações Exteriores, Téte António, da Economia e Planeamento, Mário Caetano, o ministro da Agricultura e Florestas, António de Assis, e o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, que já se encontram naquele país, desde sábado último.

Recordar que, nos últimos dias a agenda do Presidente João Lourenço tem estado preenchida no âmbito das relações regional e internacional.

João Lourenço assumiu a presidência rotativa da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, durante a Cimeira de Chefe de Estado e de Governo da SADC, que Luanda acolheu recentemente.

Luanda foi capital das atenções durante a visita do Presidente da República Federativa do Brasil, Lula da Silva, que culminou com um Fórum Económico Angola-Brasil, onde foram assinados vários acordos nos domínios económico, militar, saúde, educação, com maior realce para agro-negócios.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, o chefe de Estado recebeu cumprimentos de despedidas de membros do seu executivo, nomeadamente, da Vice-Presidente da República, Esperança Costa, da Ministra de Estado para Área Social, Dalva Ringote, do Chefe da Casa Cívil da Presidente da República, Francisco Furtado, dos ministros Ricardo de Abreu, dos Transportes, e Eugênio Laborinho, do Interior, ainda o Governador de Luanda, Manuel Homem entre outros.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.