Desporto
PR João Lourenço destaca necessidade de massificar basquetebol no país
O Presidente da República, João Lourenço, defendeu esta terça-feira, 26, a massificação do basquetebol em Angola, sublinhando que a conquista do Afrobasket 2025, em Luanda, deve servir de inspiração para a juventude e de estímulo para maiores investimentos na prática desportiva.
Durante a interação com os campeões africanos, o Chefe de Estado afirmou que a vitória que pôs fim ao jejum de mais de dez anos sem títulos continentais “não foi apenas mais um Afrobasket conquistado, mas aquele que fez a diferença”.
Segundo João Lourenço, o Executivo já iniciou a construção de infraestruturas comunitárias e prevê, nos próximos dois anos, a edificação de 12 pavilhões multiusos em diferentes províncias do país, de modo a garantir que nenhuma região fique sem um espaço adequado para a prática do basquetebol e de outras modalidades como andebol, voleibol e futsal.
“Nós precisamos de massificar ainda mais a prática desta modalidade, uma vez que está provado que Angola tem um grande potencial ainda pela frente. Os nossos jovens e crianças inspiram-se nos vossos feitos e todos querem ser campeões”, afirmou.
O Chefe de Estado acrescentou que, com investimento em infraestruturas e na formação, Angola pode tornar-se uma grande potência desportiva africana, à semelhança do que já se verifica no andebol feminino, nas artes marciais, na natação e em outras modalidades.
Aos atletas da seleção nacional, João Lourenço agradeceu pela “grande alegria trazida ao povo angolano no ano em que se celebram os 50 anos da Independência”, e encorajou-os a perseguir novas vitórias que consolidem o nome de Angola no panorama desportivo internacional.