Connect with us

Politica

PR inaugura Instituto Hematológico Pediátrico

Published

on

O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou, nesta sexta-feira, em Luanda, o Instituto Hematológico Pediátrico, uma unidade voltada ao atendimento de pacientes com anemia falciforme, leucemias agudas e crónicas.

Após o corte da fita, o Chefe de Estado angolano, acompanhado da primeira-dama, Ana Dias Lourenço, e de membros do Executivo, percorreu algumas áreas do instituto.

Baptizado com o nome “Doutora Victória do Espírito Santo”, a infra-estrutura sanitária vai reduzir o número de doentes com anemia falciforme, por via de exames de especialidades antes dos pais decidirem ter filhos.

Localizado junto ao Hospital Pediátrico David Bernardino, no distrito urbano da Maianga, município de Luanda, prevê-se que a unidade hospitalar realize, ainda este ano, o primeiro transplante de medula óssea no país.

A unidade, a primeira do género em Angola, possui componente de hemoterapia pediátrica e um centro de transplante de medula óssea, em colaboração com o Instituto de Luta Contra o Cancro e outras unidades de referência.

O edifício comporta sete andares, zonas técnicas (farmácia e lavandaria, depósitos de resíduos hospitalares), área de análises clínicas, imagiologia, serviços administrativos e formação.

A infra-estrutura, construída de raiz, numa área de 11, 700 metros quadrados, possui, igualmente, bloco operatório, unidade de cuidados intensivos, internamento (pré e pós- operatório), bem como centro de apoio à criança e de suporte familiar.

Doutora Victória do Espírito Santo

A doutora Victória do Espírito Santo é uma médica angolana reformada. De 75 anos, actualmente é professora universitária na especialidade de medicina.

Formada em Angola na área de pediatria, Victoria do Espírito Santo foi directora clínica do Hospital Pediátrico David Bernardino, tendo-se destacado pelo atendimento humanizado e pela dedicação à criança.

 

Fonte: Angop