Connect with us

Politica

PR inaugura hospital e primeira fase de centralidade amanhã no Bengo

Published

on

O Presidente da República, João Lourenço, inaugura esta segunda-feira, 06, o novo Hospital Geral do Bengo e a primeira fase da centralidade de Caxito, informou o secretário do Presidente da República para os Assuntos Institucionais e Imprensa, Luís Fernando.

Construído na localidade do Bucula, cerca de cinco quilómetros da cidade de Caxito, o hospital tem capacidade para 200 camas, 15 áreas clínicas distribuídas em 24 blocos, seis residências para profissionais e um centro de hemodiálise.

As obras do Hospital Geral do Bengo iniciaram em Agosto de 2021, numa área de 45 metros quadrados. Está orçado em cerca de 63 milhões e 180 mil dólares.

Por sua vez, igualmente localizada no Bucula, a Centralidade de Caxito tem os primeiros 500 apartamentos do tipo T3, incorporados em edifícios de até quatro pisos, concluídos e prontos a serem entregues aos munícipes.

Nesta fase, foram construídos 80 edifícios, dos quais 72 abrigam lojas e 486 habitações. Destas habitações, oito são moradias térreas e 478 apartamentos. As moradias possuem três quartos, sala comum, cozinha, duas casas de banho, varanda, água e energia.

O projecto terá no total mil habitações, sendo 946 apartamentos, 30 moradias e 72 lojas. Na  segunda fase serão construídos 78 edifícios de diferentes tipologias.

Orçada em 182,9 milhões de dólares, acrescidos de USD 4,5 milhões para o contrato de fiscalização, a construção da centralidade, cuja primeira fase iniciou em Fevereiro de 2022, gerou aproximadamente 1,350 empregos directos.

Durante a visita de trabalho àquela província, o Chefe de Estado vai reunir-se com os membros do governo provincial “para avaliar o estado geral do território”. Com esta actividade, João Lourenço inicia a semana que ficará marcada pelo arranque do Aeroporto Internacional de Luanda “Dr. António Agostinho Neto”, na sexta-feira, 10.

A previsão é que João Lourenço regresse a Luanda no mesmo dia.

Actualizada às 22:06