Politica
PR envia delegação com dois ministros para garantir cessar fogo na RDC
No quadro do processo de paz no Leste da República Democrática do Congo, o Presidente da República, João Lourenço, enviou, na tarde desta terça-feira, 07, a Kinshasa, o ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente, General Francisco Pereira Furtado, e o ministro das Relações Exteriores, Téte António, para um encontro com o presidente Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo.
Ontem, apesar da declaração de cessação das hostilidades emitida pelo M23, fontes locais dizem que pela manhã os rebeldes recapturaram outra localidade ao Norte de Sake, tendo continuado os combates até a tarde, no território de Masisi, no Kivu do Norte, Leste da RDC.
O M23 divulgou um comunicado de imprensa anunciando a eficácia do cessar fogo a partir desta terça-feira, constituindo uma “resposta aos compromissos assumidos perante o actual presidente da CIRGL em Luanda no sentido de abrir caminho ao diálogo directo com o Governo de Kinshasa”. Contudo, no mesmo comunicado de imprensa, os rebeldes disseram que reservavam “o direito de se defenderem caso as suas posições fossem atacadas”.
De recordar, que na sexta-feira, 03, o presidente João Lourenço enviou uma delegação chefiada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, para informar ao Presidente da República Democrática do Congo, Felix Tshisekedi, os resultados dos contactos mantidos com a liderança do M23.
Segundo comunicado da presidência, foi acordado a cessação das hostilidades em toda a região Leste da RDC, a partir das 12 horas de terça-feira, 7 de Março de 2023, e a fiscalização do cumprimento da cessação das hostilidades pelo Mecanismo Ad Hoc de Verificação.
O contacto com o M23 foi orientado na Mini-Cimeira sobre a paz e segurança na região dos Grandes Lagos, realizada em Addis Abeba, Etiópia, a 17 de Fevereiro de 2023. Os Chefes de Estado e de Governo mandataram a República de Angola, em coordenação com Uhuru Kennyatta, facilitador designado pela Comissão da África Oriental a manter contacto com a liderança do M23, no sentido de transmitirem as decisões saídas do encontro de Addis Abeba.