Politica
PR encoraja jornalistas por fazerem da imprensa instrumento de fortalecimento da democracia
O Presidente da República, João Lourenço, felicitou, nesta terça-feira, 3 de Maio, os jornalistas e outros profissionais que fazem da liberdade de imprensa um instrumento poderoso para o fortalecimento da democracia e promoção da paz social.
O Titular do Poder Executivo exprimiu tal consideração na página oficial no facebook do Presidente da República.
“O meu apreço vai hoje para os jornalistas e outros profissionais que fazem da liberdade de imprensa um instrumento poderoso para o fortalecimento da Democracia e a promoção da paz social e desenvolvimento”, assinalou.
O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é celebrado a 3 de Maio, criado a 20 de Dezembro de 1993, com uma decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas e celebra o Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e marca o dia da Declaração de Windhoek.
E para assinalar a data, o MISA ANGOLA e o Sindicato de Jornalistas Angolanos realizou uma mesa redonda, em Luanda, onde o jornalista Reginaldo Silva, disse que o desafio da cobertura eleitoral deste ano, vai exigir mais equilíbrio na cedência de espaços iguais aos partidos políticos.
O critério da igualdade deve ser, para o veterano jornalista o primado dos órgãos de Comunicação Social, em detrimento da proporcionalidade, para realidades como a de Angola, onde a regulação é fraça.
o presidente do Misa Angola, André Mussano, referiu que, apesar dos “altos e baixos” no domínio da liberdade de imprensa, foi notório, nos últimos cinco anos, um jornalismo mas acutilante.
“Durante o período eleitoral será fundamental instituir os conselhos de redação, órgão legal que tem de atribuir e digerir os conteúdos jornalísticos, o que não temos”, disse.
” O Estado da Lei da Liberdade de Imprensa e Desafios da Cobertura Eleitoral”, foi o tema do debate que decorreu no auditório das irmãs Paulinas, em Luanda.