Connect with us

Politica

PR e Subsecretário Geral da ONU conversam sobre paz no Leste da RDC

Published

on

Questões ligadas aos conflitos no Leste da República Democrática do Congo (RDC) estiveram sobre a mesa do encontro que o Presidente da República, João Lourenço, manteve com o Subsecretário Geral da Organização das Nações Unidas para as Operações de Paz, Jean-Pierre Lacroix, esta segunda-feira, na Cidade Alta.

Ao final do encontro, o diplomata da ONU disse ainda ter aproveitado o momento para agradecer ao presidente João Lourenço pelos esforços de pacificação do Leste da RDC.

De recordar que a Assembleia Nacional aprovou, recentemente, o envio à RDC de uma unidade do Contingente de Apoio às Operações de Manutenção de Paz das Forças Armadas Angolanas (FAA), no quadro do processo de paz e segurança na RDC.

Os 450 militares das Forças Armadas Angolanas (FAA) têm como missão apoiar as operações de manutenção de paz e asseguramento das áreas de acantonamento do M23, na região Leste da República Democrática do Congo (RDC).

Histórico

O clima de tensão entre a RDC e o Rwanda voltou a instalar-se na relação entre os dois países nos últimos meses, depois do reinício, em Março de 2022, dos combates entre o exército da RDC e o grupo rebelde Movimento 23 de Março, mais conhecido por M23. Os dois países acusam-se mutuamente de apoiar à insurreição militar para desestabilizar um e outro, com Kinshasa a denunciar um suposto apoio militar de Kigali ao M23, acusação negada por Ruanda. O nível de tensão entre os dois países subiu ainda mais de tom, depois da expulsão do embaixador do Rwanda da RDC.

Até agora, os combates nesta região já levaram mais de 800 mil pessoas a procurarem abrigo noutras cidades congolesas ou mesmo no Ruanda, segundo estima a ONU.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Loozap

    29/05/2023 at 11:31 pm

    Tudo deve estar ligado

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas