Politica
PR condecorado com mais alta distinção da República da Guiné
O Presidente João Lourenço recebeu, nesta sexta-feira, 30, a Grã-Cruz da Ordem Nacional da República da Guiné, a mais alta condecoração que este país concede a entidades distintas.
João Lourenço converteu-se, assim, no segundo cidadão angolano a ser prestigiado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional da Guiné, depois de António Agostinho Neto, no ano de 1973, em reconhecimento ao seu papel na liderança do movimento libertador que levaria à derrota, dois anos depois, do colonialismo português em Angola.
Durante à visita oficial do Presidente João Lourenço à Guiné, João Lourenço testemunhou a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros da República da Guiné e o Ministério das Relações Exteriores de Angola, que cria as bases para o relançamento da cooperação bilateral.
O seu discurso, João Lourenço destacou a visita de Estado que o Presidente Alpha Condé efectuou à Angola, em Janeiro de 2011, “que foi determinante para que, no mesmo ano, os nossos dois países pudessem assinar o Acordo Geral de Amizade e de Cooperação Económica, Científica e Técnica, em Conacri; a criação da Comissão Mista Intergovernamental e a assinatura do Acordo de Cooperação entre Angola e a Guiné, no domínio da Geologia e Minas, em Luanda”.
“Considero que o nosso encontro representa uma grande oportunidade para abordarmos com franqueza a melhor forma de impulsionarmos com sentido prático todas as iniciativas que visam tornar a nossa cooperação cada vez mais ampla e diversificada”, reforçou, João Lourenço.