Politica
PR condecora mais de 240 personalidades por ocasião do Dia da Paz e Reconciliação Nacional
Decorre, neste momento, numa das unidades hoteleiras, em Luanda, a cerimónia de condecorações de 247 personalidades nas classes Independência e Paz e Desenvolvimento, no âmbito dos 50 anos de independência nacional.
O acto está a ser orientado pelo Presidente João Lourenço, no dia em que Angola celebra os 23 anos de Paz e Reconciliação Nacional.
O primeiro a ser condecorado foi o escritor, dramaturgo, político e jurista, Manuel Rui Monteiro.
O também autor do Hino Nacional de Angola foi condecorado na Classe Independência pelo contributo indelével à Nação.
A segunda individualidade condecorada foi o nacionalista Agostinho André Mendes de Carvalho “Uanhenga Xitu” (a titulo póstumo), cuja medalha foi entregue ao seu filho Adriano Mendes de Carvalho, actual governador da província do Zaire.
Para esta primeira cerimónia, serão condecorados um total de 247 cidadãos, sendo 99 na Classe Independência e 148 na Classe Paz e Desenvolvimento.
O evento reúne membros do Executivo, partidos políticos, entidades religiosas, corpo diplomático, entre outros convidados
A iniciativa busca reconhecer cidadãos, entidades, singulares ou colectivas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado contributos relevantes para o alcance da Independência Nacional, sua preservação e desenvolvimento do país.
As medalhas, todas elas douradas, apresentam imagens dos lugares representativos de Angola, conforme o logótipo das celebrações dos 50 anos de Independência Nacional.