Politica
PR autoriza mais de USD 7 milhões para compra de viaturas para magistrados públicos
Foi autorizado pelo Presidente da República, João Lourenço, a verba de 6,8 mil milhões de kwanzas, equivalente a 7,4 milhões de dólares, para a compra de viaturas para uso pessoal dos magistrados do Ministério Público, de modo a melhorar as suas condições de mobilidade e potenciar o cumprimento das suas obrigações.
De acordo com um Despacho Presidencial, consultado pelo Valor Económico, o documento não especifica o número de viaturas que serão adquiridas.
Sobre o assunto, o jurista Fernando Kawewe disse não concordar com aquilo a que chamou de mordomias, sugerindo para isto o reajuste salarial necessários aos juízes para que com o seu próprio dinheiro consiga comprar a sua viatura.
O especialista critica igualmente esta medida por entender que dá espaço para a sobrefacturação dos responsáveis pela aplicação deste decreto presidencial.
Já o politólogo Horácio Nsimba disse não fazer sentido esta autorização de compra de viaturas numa altura em que o país enfrenta o surto da cólera.
De recordar que em 2021, o Presidente da República, tinha autorizado um lote de compras de viaturas também para uso pessoal dos deputados de também 6,8 mil milhões de kwanzas, enquanto os magistrados defendiam a aquisição de 625 viaturas.