Politica
PR autoriza despesa de mais de 230 milhões de euros para construção do corredor de autocarro rápido
Foi autorizado pelo Presidente da República, João Lourenço, por ajuste directo, uma despesa de 236 milhões de euros para a empreitada de concepção e construção do Bus Rapid Transit (BTR), ou autocarro de trânsito rápido, para linha Viana-Zango 8000.
De acordo com o Despacho Presidencial nº 304/25, de 28 de Outubro de 2025, publicado em Diário da República, apurado pela Rádio Correio da Kianda, a operacionalidade da BTR carece de início imediato, de modo a aumentar a eficiência do transporte rodoviário colectivo para os passageiros na cidade de Luanda.
A estratégia com esta linha de transporte, o Governo angolano visa melhorar a mobilidade urbana de Luanda, pois este sistema de transporte público operado com autocarros de alta velocidade utiliza corredores exclusivos e faixas dedicadas.
O Programa para Melhoria da Mobilidade Urbana de Luanda (PRO-MMUL), está estruturado com dois sistemas de metro de superfície, nomeadamente o Bus Rapid Transit (BTR), e o Veículo Rápido sobre Trilhos (VLT).
O documento assinado pelo Chefe de Estado, subdelega o ministro dos Transportes para verificar e aprovar as peças do procedimento, bem como a assinatura do respectivo contrato com a empresa, cujo nome o Despacho Presidencial não avança.
