Connect with us

Politica

PR apela cooperação da IGAE com outras instituições do Estado

Published

on

Durante a tomada de posse do novo inspector-geral da Administração do Estado, João Manuel Francisco, esta terça-feira, 23, na Cidade Alta, o Presidente da República, João Lourenço, aconselhou a IGAE a “cooperar com os outros órgãos, sem nunca ultrapassar as competências conferidas pela Constituição e pela Lei”.

“No desempenho das novas funções, nos casos em que houver a intervenção de outros órgãos, nomeadamente Serviço de Intervenção Criminal (SIC), Ministério Público (MP) e Procuradoria-Geral da República (PGR), o inspector-geral deve procurar sempre cooperar, resistindo à tentação de querer substitui-los, disse.

Acrescentou, igualmente, que cada um tem o seu momento e o seu espaço, procurem fazer o melhor que podem, sem nunca ultrapassar as competências que a Constituição e a Lei vos conferem”, ressaltou.

Antes da nomeação ao cargo, ocorrida ontem, o também conhecido como João Pinto desempenhava as funções de assessor da presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira. Docente universitário, exerceu quatro mandatos seguidos e foi vice-presidente da Bancada Parlamentar do MPLA na Assembleia Nacional, tendo ficado de fora na legislatura 2022-2027.

Tomaram posse hoje, igualmente, o Ministro do Planeamento, quatro Secretários de Estado e o novo Secretário do Presidente para os Assuntos Económicos.

Foram empossados nomeadamente Victor Hugo Guilherme, no cargo de Ministro do Planeamento; Luís Kondjimbi Kaíca Epalanga, Secretário de Estado para o Planeamento; Ivan Emanuel Marques dos Santos, Secretário de Estado para o Investimento Público; Juciene Clara Daniel Cristiano de Sousa, Secretária de Estado para o Orçamento; Augusta de Carvalho Gando Frederico Fortes, Secretária de Estado para o Comércio e Serviços e Milton Parménio dos Santos Reis, Secretário do Presidente da República para os Assuntos Económicos.