Politica
PR anuncia reforço da vigilância marítima e reconhecimento
O Chefe de Estado angolano anunciou esta terça-feira, 16, a aquisição, na Espanha, de três aviões de reconhecimento e vigilância marítima, bem como a construção da maior base naval central da Marinha de Guerra Angolana.
João Lourenço fez o anúncio hoje, durante a inauguração da primeira fase do Centro Nacional de Coordenação e Vigilância Marítima, na zona costeira do Ramiros, em Luanda.
O presidente referiu que a aquisição das novas aeronaves seria “para breve” e que daria sequência à reabilitação da base naval central da MGA.
Afirmou, igualmente, que ainda este ano serão concluídas as bases navais do Lobito e Namibe, após a inauguração da base do Soyo, no Zaire.
“Com isso, estamos a dar prosseguimento do processo de modernização das Forças Armadas Angolana (FAA), com destaque para a Marinha de Guerra”, realçou, João Lourenço.
Há dois meses, o ministro do Interior, Eugênio César Laborinho, classificou, na Assembleia Nacional, as dificuldades para controlo das fronteiras angolanas, sobretudo com a República Democrática do Congo (RDC) como “extremamente difícil”.