Politica
PR anuncia construção de um ramal ferroviário no leste do país
O Chefe de Estado anunciou a construção de um ramal ferroviário que vai ligar Saurimo, na Lunda Sul, ao Luena, na província do Moxico, reforçando a conectividade no leste do país.
João Lourenço reafirmou o engajamento do governo para a construção desta infra-estrutura, e que prova disto foi aprovado na segunda-feira, 24, durante a Reunião do Conselho de Governação Local um programa de construção e recuperação de estradas e terras, tendo assegurado que será ampliado nos próximos tempos de forma significativa, a rede rodoviária nacional.
O Presidente da República destacou a importância da Circular de Saurimo, para o desenvolvimento local.
O projecto rodoviário estratégico visa melhorar a mobilidade na capital da província da Lunda Sul e na região leste do país.
Em declarações a imprensa aquando da sua inauguração esta terça-feira no âmbito da sua visita de trabalho de dois dias a província, João Lourenço, disse que “sentiu a qualidade” da obra e que servir para facilitar a vida de todos aqueles que fizerem a transportação de carga para a zona leste do país.
O Presidente João Lourenço destacou igualmente a necessidade da interligação eléctrica entre a barragem de Laúca no Cuanza Norte e a região leste do país, reconhecendo que o processo levará tempo, mas enfatizou que a iniciativa é essencial para assegurar o fornecimento estável de energia às províncias do leste.