Connect with us

Politica

PR analisa paz e segurança na região central africana com sub secretária geral da ONU para a África

Published

on

O restabelecimento da paz e da segurança na região central do continente africano esteve sobre a mesa, na reunião que o Presidente da República, João Lourenço, manteve, esta segunda-feira, 13, com a sub secretária geral das Nações Unidas para a África, Martha Pobee, na Cidade Alta.

Os conflitos no Leste da República Democrática do Congo, com o grupo rebelde M23, e na fronteira entre o Tchade e a República Centro Africana, foram analisados durante o encontro, avançou a diplomata ao final do encontro.

Na condição de Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação Nacional, João Lourenço tem actuado activamente na pacificação dos conflitos no continente africano, actuação, esta, enaltecida por Martha Pobee, de acordo com o comunicado da Presidência.

Há quatro dias, o Presidente do Conselho Militar de Transição da República do Tchade, General Mahamat Idriss Déby Itno, e o Presidente da República Centro Africana, Faustin-Archange Touadéra, estiveram na Cidade Alta, à convite de João Lourenço, numa tentativa de diminuir a tensão na região.

Por sua vez, conforme o Correio da Kianda publicou anteriormente, o presidente da RDC, Félix Tshisekedi, esteve em Luanda, no dia 06 de Fevereiro, para uma reunião com o presidente João Lourenço, na Cidade Alta. Tendo partido, de seguida, para a África do Sul.

Enquanto presidente da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), João Lourenço tem sido o mediador encarregue do dossier do conflito RDC – Ruanda, mandatado pela União Africana.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.