Connect with us

Economia

Poupar na Semana Mundial da Poupança

Published

on

Por poupar entendo guardar uma parte do meu rendimento para futuras situações ordinárias ou desejavelmente para situações extraordinárias. Escrevo sobre aquele montante que todos os meses de forma disciplinada consegue colocar num local seguro (banco, por exemplo) e nem ter o cartão Multicaixa para fazer levantamentos, ou tendo, está mais ou menos inacessível para não haver tentações…

Pode poupar guardando o dinheiro e ficar parado (entesourar) ou pode investir esse montante, por mais pequeno que seja, para poder ganhar algum dinheiro extra, de juros ou na venda de um bem, ter um lucro entre o preço de comprou e do que vendeu. Desta forma abro a porta para investir em bens duradouros e com aceitação universal: comprar divisas, comprar ouro verdadeiro ou comprar um terreno. Estes três exemplos são três caminhos para investir e no futuro caso precise, ter lucro e lucro é o produto de um investimento prévio.

Esta semana é a semana da poupança e o dia mundial da poupança comemora-se a todos os dias 31 de Outubro. A poupança como tudo na vida deve ter um peso e medida. Tudo o que é de mais ou de menos, é prejudicial. Quem poupa em demasia vive sem dignidade. Quem gasta o que tem e o que não tem, vive sem dignidade também. A mentalidade financeira de gerir o recurso dinheiro deve estar sempre presente no ser humano. Viver para o dinheiro é um erro. Viver escravo do dinheiro é uma vida fracassada e infeliz. A liberdade financeira é aquela que por via de uma mentalidade financeira positiva é a que permite ter liberdade financeira, e com isso priorizar a vida e as responsabilidades, mas também os direitos de ter os seus ‘miminhos’, pois a vida vive-se uma vez, mas isto não quer dizer que se viva hoje, gastar tudo hoje, como se amanhã não existisse.

Poupe quanto baste (qb) para que em situações limite Não tenha que se expor a terceiros, dar a saber a sua vida, pois quando pede dinheiro/contribuições a outrem, estamos a expor a nossa vida e as dificuldades que possamos estar a passar.

Viva a semana da poupança

Viva e saiba viver com bem-estar

O dinheiro é um meio de pagamento e não o justificativo de vida.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas