Mundo
Posse de Felix Tshisekedi teve presença de apenas um chefe de Estado
Texto de Lukebano Simão
O novo Presidente da República Democrática do Congo (RDCongo), Felix Tshisekedi, que obteve 16,93% dos votos nas eleições de 30 de dezembro, segundo a Igreja Catolica, e 38,5%, segundo dados oficiais da CNI, foi empossado ontem, quinta-feira, em Kinshasa, numa cerimónia que contou com a presença de apenas um dos seus homólogos, o presidente queniano Uhuru Kenyatta.
Entre os convidados na cerimónia de posse, que teve início as 12:00 locais, no Palácio da Nação, em Kinshasa, sede da Presidência República Democrática do Congo (RDCongo), estiveram os vice-presidentes da Tanzânia, Namíbia e Zimbábue; o segundo vice-presidente do Burundi; os Ministros das Relações Exteriores de Angola, Congo-Brazzaville, Gabão; o Ministro da Água e Recursos Hídricos do Egito, o de Desenvolvimento e PMEs da África do Sul e o Presidente da Câmara de Representantes de Marrocos. A União Europeia e os Estados Unidos foram representados pelos seus embaixadores.
A Igreja Católica, que durante a campanha declarou votos ao candidato da oposição, Martin Fayulu, esteve ausente da cerimonia.