Politica
Portugueses serão condecorados nos 50 anos da Independência de Angola
Diversas personalidades portuguesas, com feitos de realce em Angola, serão condecorados pelo Presidente da República, João Lourenço, no âmbito das celebrações dos 50 anos de Independência nacional a assinalar-se em Novembro próximo.
O anúncio é do chefe de Estado angolano, durante as conversações com o chefe do governo português, Luís Montenegro, no quadro da sua visita de Estado à Lisboa.
O objectivo, de acordo com João Lourenço, é alimentar a boa amizade que existe entre os dois Estados.
“As nossas relações são boas, muito boas mesmo, mas a amizade deve continuar a ser permanentemente alimentada. É como uma flor bonita, que pelo simples facto de ela ser linda não podemos deixar de regar, sobe pena de ela deixar de ser linda”, afirmou o estadista angolano.
As entidades portuguesas a serem condecoradas em Angola, segundo o Presidente João Lourenço, são aquelas “que de alguma forma, contribuíram para a Independência de Angola, sua manutenção ou desenvolvimento econômico e social de Angola”.
Acrescentou ainda que o reconhecimento, à figuras que se destacaram quer na luta pela independência, como na manutenção dessa independência de Angola vai abranger também cidadãos estrangeiros, estando portugueses na lista.