Connect with us

Mundo

Portugueses aguardam para hoje pronunciamento do presidente Marcelo Rebelo de Sousa

Published

on

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, falará hoje ao país, dois dias depois de uma investigação aos negócios do lítio e hidrogénio em Portugal ter resultado na demissão do primeiro-ministro, António Costa.

O chefe de Estado português ainda não tem hora marcada para o seu pronunciamento, previsto para o final da reunião com o Conselho de Estado, às 15 horas. De ressaltar que ontem, Marcelo Rebelo de Sousa convocou os partidos para uma reunião.

A expectativa dos portugueses recai agora sobre qual decisão o Presidente de Portugal poderá tomar: nomear outro primeiro-ministro ou dissolver a Assembleia da República e convocar novas eleições.

A imprensa daquele país destacou hoje, que o primeiro-ministro demissionário, António Costa, apresentou quatro nomes a Marcelo Rebelo de Sousa caso a Presidência decida pela nomeação de um novo chefe de Governo, apoiado pela actual maioria parlamentar socialista. Segundo o Expresso, os nomes propostos são os de Mário Centeno, António Vitorino, Carlos César e Augusto Santos Silva.

De recordar que o primeiro-ministro de Portugal apresentou esta terça-feira a demissão ao presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Em causa, estão buscas efectuadas pelo Ministério Público local à residência oficial de António Costa e a ministérios envolvidos em negócios de exploração de lítio em Montalegre, que culminaram na detenção de cinco pessoas, incluindo o seu chefe de gabinete, Vítor Escária.

Demissão de primeiro-ministro coloca PR português num impasse