Connect with us

Mundo

Portugal: professor catedrático investigado por favorecer estudantes dos PALOP’s

Manuel Camalata

Published

on

O professor universitário e candidato a juiz do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal, Bacelar Gouveia, está a ser investigado pelo Ministério Público daquele país europeu, por fortes indícios de corrupção, na venda de títulos de doutoramento em troca de diamantes.

Segundo a revista portuguesa Sábado, a Polícia Judiciária interceptou conversas telefónicas entre Bacelar Gouveia e o antigo deputado do PSD, Sérgio Azevedo, seu aluno na Universidade Nova de Lisboa, que se encontra a preparar um doutoramento.

Jorge Bacelar Gouveia está a ser acusado de favorecer estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa na obtenção do grau de doutoramento em troca de diamantes.

Segundo a revista Sábado, as descobertas estão enquadradas na operação “Tutti-frutti”, através da qual a Procuradoria-Geral da República terá encontrado evidências que ligam o ex-deputado do Partido Social Democrata à actos de corrupção.

A descoberta acontece numa altura em que Jorge Bacelar Gouveia está há poucos dias de ser nomeado juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça.

O Conselho Superior da Magistratura recebeu uma denúncia, dando conta das investigações contra Bacelar Gouveia, que concorreu ao Supremo Tribunal de Justiça como “jurista de mérito”. Entretanto, o professor universitário garantiu nunca ter sido ouvido pelo MP sobre estes factos. “Não sei de nada”, declarou à revista Sábado.

Jorge Bacelar Gouveia é professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, e da Universidade Autónoma, também de Lisboa, advogado, além de ter sido deputado à Assembleia da República pelo PSD.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (77)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (15)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD