Connect with us

Economia

Porto do Namibe terá novo terminal de contentores

Published

on

O Porto do Namibe, na província com o mesmo nome, terá em breve, um novo terminal de contentores para a promoção das trocas comerciais com outros países. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 13 de Julho pelo ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D´Abreu, a margem do lançamento da primeira pedra do projecto de desenvolvimento integrado da baía de Moçâmedes.

Segundo governante, a construção de um novo terminal de contentores do Porto do Namibe visa aumentar a sua competitividade, por se encontrar “numa região estratégica importante”.

Trata-se, de acordo com Ricardo D´Abreu, de uma infraestrutura, moderna e a ser equipada, com os equipamentos apropriados para melhorar a eficiência da operação portuária, aumentar a capacidade do Porto do Namibe e dotá-lo de condições que promovam o crescimento e o desenvolvimento do sul do País, tanto no capítulo das importações como na promoção das exportações.

Lembrar que o executivo angolano desenvolve um programa que visa dinamizar os portos do país, através do qual foi concedido à empresa DPWorld, a gestão do Terminal Multiuso do Porto de Luanda, a 25 de Janeiro deste ano. No mesmo programa foi aberto, a 17 de Maio deste ano, o concurso público internacional para o serviço público de gestão e exploração do terminal polivalente de contentores e carga geral Porto Comercial do Lobito, na província de Benguela. Dos dois contratos têm a duração de 20 anos e, pretende-se com os referidos contratos, torna-los portos senhorios, com a capacidade de receber navios de grande porte, e concorrer com os poucos que a região africana possui.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *