Connect with us

Economia

Porto do Namibe bate recorde de exportações de Rochas Ornamentais

Published

on

O Porto do Namibe registou, recentemente, pela primeira vez na sua história, o Record de exportação ao atingir 52 mil e 650 toneladas de granito à granel. Os números foram alcançados na última semana do mês de março último.

É a primeira vez, desde 1954, que o país exporta essa quantidade de granito a partir do Porto do Namibe. As 52 mil e 650 toneladas de granito à granel destinam-se ao Porto de Xiamen, na República Popular da China, sob a responsabilidade da empresa Hipermaquinas, de direito angolano.

As operações de embarque tiveram início no Terminal comercial, operado pela Concessionária Sogester, no dia 22 de Março e devido a limitação do calado disponível, a embarcação foi transferida para o Terminal Mineraleiro do Saco – Mar, cujo calado é superior à 18 metros, onde foram concluídas as operações.

O navio cargueiro denominado HG Sydney de 199 metros de comprimento, de bandeira Liberiana, agenciado pela Seatrade, permitiu a realização desta mega operação que superou o maior registo até então de 17.288 toneladas exportadas numa das operações realizadas em 2017.

De referir que a exportação de rochas ornamentais, representa cerca de 90% do volume de mercadorias movimentadas pelo Porto do Namibe. Em função deste acontecimento, refere uma nota daquele porto, enviada ao Correio da Kianda, outros exportadores de granito manifestaram interesse de realizar operações do gênero fruto da crescente procura desta matéria-prima no mercado internacional.

A instituição portuária informa ainda que o registo de crescente volume das exportações, obrigou a sua administração a adquirir e instalar no Terminal Comercial do Porto do Namibe, duas gruas móveis (Liebherr) de movimentação de carga, para dar maior celeridade no processo de carregamento e reduzir o tempo de operação dos navios e das despesas de escala e dos fretes.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas