Sociedade
Porto do Lobito: antigos trabalhadores exigem inserção na segurança social 32 anos após despedimentos
Foi na sequência de uma greve realizada em 1992, pelos trabalhadores do Porto de Luanda, a qual aderiram, que a então direcção do Porto do Lobito, província de Benguela, entendeu despedir mais de dois mil trabalhadores.
Passados exactos 32 anos, os antigos trabalhadores voltaram, nesta quarta-feira, 01 de Maio, a fazer ecoar as suas vozes, pedindo indemnização e inserção no Instituto Nacional de Segurança Social, para usufruto das respectivas pensões de reforma.
Os antigos trabalhadores entendem que o seu despedimento em 1992, foi à margem da lei, por isso, apelam ao bom senso da direcção da empresa portuária do Lobito e do governo provincial de Benguela, para a resolução das suas reivindicações.
Tratam-se de viúvas, órfãos e sobreviventes que estão a exigir a resolução do problema face às situações de vulnerabilidade em que estão todos os ex-trabalhadores do Porto do Lobito.
Continue Reading