Connect with us

Diversos

População do Cafunfo preocupada com falta de serviços sociais

Published

on

Os habitantes da vila de Cafunfo, na província da Lunda Norte, dizem estar a enfrentar dificuldades de várias ordens, com destaque para a falta de água, energia eléctrica e vias de comunicação intrafegáveis.

Aquela população mostra-se indignada com a situação, a julgar pelo facto de a região ser de exploração de diamantes.

Os cidadãos dizem que na localidade de Cafunfo não existem infra-estruturas sociais para atender as necessidades da população local.

“O município que apresenta todos os fins dos meses uma quantidade de diamantes ao Estado e que fica numa visão de diáspora, parece que não está a ser visto aos olhos do Estado, a má estrutura, que na verdade o sector apresenta”, disse um morador que acrescenta que as infra-estruturas sociais do município estão numa situação “complicada” para os cidadãos.

A falta de escolas e hospitais está também na lista de preocupações que esperam ver resolvidas.

Pelo estado degradado em que se encontram as vias, a viagem da localidade de Cafunfo à sede municipal do Cuango, custa, no taxi, três a quatro mil kwanzas. O trajecto de 200 km que antes era feito em duas horas, agora demora cinco horas.

Em relação a problemática da água, os cidadãos dizem que estar a consumir água imprópria, o que está a causar várias doenças, com destaque para a sarna.