Connect with us

Redes Sociais

Políticos fora da lista dos 10 angolanos mais populares do facebook

Vasco da Gama

Published

on

Nesta sondagem feita via internet o facebook, enquanto maior plataforma digital de comunicação instantânea, é o que serve de amostra do que se conclui em relação aos «liks» postados numa página ou «feed» de notícias, embora existam outras plataformas digitais não menos importantes e, na sequencia, muito influentes no panorama comunicacional angolano cujo número de utilizadores é, ainda, residual.

Na verdade, o uso das redes sociais é, hoje, uma actividade transversal e global, dado o seu crédito no progresso de quaisquer ofícios a que se predispõe fazer.

Comerciantes, empresários, cantores, políticos, actores, jornalistas e outros profissionais recorrem diariamente ao facebook, por exemplo, para publicitar, divulgar, promover, convidar usuários do seu “produto” ou publicita-lo no seio daqueles.

No entanto, conhecida essa realidade e a importância que se nutre a elas – redes sociais – muitas figuras públicas, um pouco pelo todo o mundo, tendem a reclamar números de seguidores, em muitos casos, sem critérios para a sua credível determinação.

Nesta barafunda de reclamações, várias questões são levantadas, mormente: De quantos seguidores é feita uma personalidade famosa? De quantas curtidas, efectivamente, uma pessoa precisa para ser considerada estrela das redes sociais? Como saber quem, na verdade, é líder desta nova “audiência”?

Para responder, cabalmente estas indagações, muitas vezes pessoais e monologadas e dissipar dúvidas, de uma vez por todas, o Correio da Kianda apurou com recurso à ferramenta social “SOCIALBAKERS” quem são os angolanos mais populares das redes sociais e, curiosamente, não encontrou nenhuma figura política nos “dez mais”, pois, a lista, que já veremos abaixo, é dominada por músicos, embora faça referencia ao mês de Agosto.

Siga, desde já, a lista das dez celebridades angolanas com mais seguidores nas redes sociais, que tem à testa Anselmo Ralph com um total de 2.549.156 fãs.

Em segundo lugar posiciona-se a cantora Pérola com 1.895.617 seguidores.

Em terceiro lugar está Yola Araújo, com 1.684.410 seguidores.

Em quarto encontramos C4 Pedro que, normalmente aproveita as redes sociais para partilhar os concertos que realiza, mas recentemente surpreendeu todos os seus seguidores ao publicar as fotografias da entrega de um novo carro ao seu Pai. C4 contou com 1.291.842 de seguidores e às vezes curtidas.

Em quinto lugar queda-se Puto Português com 658.543 seguidores e, por conseguinte, curtidas. Big Nelo, dos músicos mais mediáticos do País, aparece em sexto lugar totalizando 641.902 de seguidores.

Em sétimo lugar encontramos, de igual forma, o actor, humorista Gilmário Vemba, do grupo humorístico “Os Tunezas” com 511.971 fãs e curtidas enquanto que em oitavo lugar consta Fredy Costa, com 485.001 seguidores.

Em nono e penúltimo lugar da lista pesquisada pelo Correio da Kianda, aparece o único futebolista angolano que joga pela selecção sénior de futebol de Portugal, Willian de Carvalho que totaliza 440.707 seguidores.

Em décimo e último lugar quedou-se o músico Dream Boyz que totaliza 440.393 curtidas, um dos cantores da nova vaga que tem estado a aproveitar as redes sociais para expandir o seu trabalho e a sua própria imagem enquanto artista.

Salta a vista, porém, o facto de nesta lista não encontrarmos nenhuma figura ligada, ao mundo da política partidária, o que levanta várias leituras já que esta actividade, essencialmente, requer proximidade dos fãs que se traduzirão em votos obtidos.

Recorde-se que em Angola os usuários da internet não passam de metade da população porquanto segundo o “site” especializado, Menosfio “actualmente [O País conta com] cerca de 569.240 usuários activos do Facebook (dados da SocialBuckers). Uma pequena parcela dos mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo e por isso esta rede social criada por Mark Zuckerberg tornou-se um dos maiores canais de marketing que existe na face da terra”.

Continue Reading
Advertisement
1 Comment

1 Comment

  1. Avatar

    Gelson

    05/09/2019 at 9:42 pm

    Não é “liks” é “likes”. Dream Boyz é um grupo não um cantor. Investiga um pouco antes de publicar, acabaste por perder toda credibilidade.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (20)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (74)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (14)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania