Connect with us

Sociedade

Policias do Zango fazem dos kupapatas “lavra para recolher dinheiro”

Published

on

O excesso de zelo por parte de alguns agentes da farda-azul contra os mototaxistas, vulgo kupapatas, é uma das reclamações que se pode ouvir em quase toda Luanda. São práticas quase habitual no dia a dia de cada motoqueiro, segundo explicam.

No zango por exemplo, as esquadras do Capapinha, SIAC , e o Posto Policial da Chicala, este último situado no Luanda Limpa-ambos no zango, têm sido os mais apontados, como os que mais se encontram Policias que fazem dos motoqueiros como uma “ Lavra de recolha de valores monetários”

Na esquadra do SIAC no zango 4, o nome mais sonante segundo os mototaxistas ouvidos pelo Correio da Kianda, é do agente da Polícia conhecido por Bubara, enquanto que no Posto Policial da Chicala- Luanda Limpa, o agente mais temido pelos kupapatas é conhecido por laton.
Os kupapatas, falam em extorsão e abusos de poder, que muitas são as vezes que terminam em agressões por parte dos agentes, sem razões plausível.

“ Tanto aqui na última paragem do zango, como na primeira, assim como na praça do zango 4, nós motoqueiros sofremos muito, e somos quase os que ajudamos no sustento de muitos policias aqui no zango. Estamos cansados de nos ameaçar, e de nos empurrarem, porque os Policias se econdem no beco, e quando vejam o motoqueiro a se aproximar eles saem do beco e manipulam em tua frente, e se você tentar reclamar , te empurram e cais com o cliente. Lamentam!

A famosa gasosa, tem sido o meio mais encontrado para se resolver o problema com os agentes, segundo contam. Os motoqueiros do zango, afirmam que como forma de ser amigo de um agente, e evitar que as apreensões se repitam, muitas das vezes o recurso tem sido o envio de “ Saldo” cartões de recarga da UNITEL, em dias em que o agente não esteja de serviço, e quanto mais vezes for feito, mais se torna.

“ Muitos dos meus colegas aqui são obrigados a enviar saldos aos Policias, mesmo que não estão a trabalhar, para serem amigos deles. O comandante de Viana tem que meter estes Policias na linha, por isso não é bom. Todos os dias, até a noite vêm nos pentear doi mil ou mil e quinhentos, até quando? Denunciam!

A Polícia, através do Comando Provincial de Luanda, do seu Gabinete de Comunicacão Institucional, diz, já estar a par de vários casos semelhantes.

Contactados pelo Correio da Kianda, Hermenegildo de Brito- Porta voz da Policia em Luanda, garantiu que das denúncias que têm chegado ao comando Provincial, têm merecido tratamento, e vários são os agentes que estão a ser punidos por prácticas de extorsão contra motoqueiros.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *