Connect with us

Sociedade

Polícia trava cidadão que tentou sair do país com 12 mil dólares

Published

on

A Polícia Fiscal Aduaneira destacada no posto fronteiriço do Luvo, província do Zaire, apreendeu na quinta-feira, 25, um total de 12.100 dólares norte-americanos, em posse de um cidadão angolano, de 48 anos, quando este tentava sair do país, em direcção a República Democrática do Congo.

O montante  foi encontrado na mochila do cidadão angolano quando este pretendia atravessar a fronteira do Luvo em direcção a RDC.

De acordo com o porta-voz do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, intendente Luís Bernardo, a apreensão do referido valor resulta da “Operação Barómetro”, levada a cabo por efectivos da Polícia Fiscal Aduaneira, em colaboração com a Administração Geral Tributária (AGT)..

“No âmbito da Operação Barómetro, por volta das 11 horas do dia 25 de Janeiro de 2024, no acto de revista de bagagem, efectivos da Esquadra Fiscal Aduaneira, no Posto fronteiriço do Luvo, apreenderam USD 12.100,00 na posse do cidadão angolano Manzambi Pedro, de 48 anos, natural de Maquela do Zombo, província do Uíge”, informou o porta-voz da Policia.

O infractor, referiu o oficial da polícia no Zaire, pretendia viajar com os respectivos valores para a República Democrática do Congo, camuflando-os numa pasta, incorrendo na prática do crime de fraude no transporte de moeda, previsto e punível nos termos do n 1º, do artigo 464º, do Código Penal”, disse.

O intendente Luís Bernardo fez saber que os valores apreendidos foram entregues ao Posto Aduaneiro do Luvo da 1ª Região Tributária da Administração Geral Tributária (AGT), ao passo que o infractor está a contas com a Justiça.