Ligar-se a nós

Mundo

Polícia de países africanos na cauda do ranking global de avaliação e Angola não faz parte

Publicado

em

Botwana, Ruanda, Algeria e Senegal estão entre os países que têm a melhor polícia em África, segundo o World Internal Security and Police Index (WISPI). A Nigéria é a última classificada a nível global, sendo imediatamente precedida pela República Democrática do Congo, Quénia e Uganda.

A avaliação referente ao ano de 2016, divulgada no mês passado, contempla no geral 127 países (sendo 30 deles africanos) e é estabelecida pelo índice de segurança interna de cada país.

O índice mede a capacidade das instituições policiais do mundo inteiro em oferecer serviços de segurança eficazes e de medir a confiança do público em tais serviços.Capacidade, processo, legitimidade e resultados são os quatro domínios avaliados com recurso a 16 indicadores entre os quais número de efectivos policiais, capacidade prisional, corrupção, confiança na polícia, taxa de homicídio e crimes violentos e terrorismo.

Singapura é o país melhor avaliado pelo WISPI, seguida pela Finlândia e Dinamarca. Apenas quatro países não-europeus estão no top 20.

Botswana (47º) Ruanda (50º) Algeria (58º) são o top 3 no ranking africano cujos últimos classificados são também os piores no cômputo global: Nigéria (127º), República Democrática do Congo (126º) e Quénia (125ª).

A nível da lusofonia, Portugal é o melhor posicionado (21º). O Brasil surge na 94ª posição e Moçambique está entre os piores classificados (122º). Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste não se encontram entre os países avaliados.

Segundo o relatório final do WISPI a transição de m tipo de governo para outro é um momento crucial na vida dos países em que questões ligadas à segurança interna frequentemente despontam.

O relatório aponta que a segurança interna dos países continuará a ser no futuro uma questão séria, sendo que o terrorismo continua a ser uma das maiores ameaças á segurança interna dos países. 

Ver no link: http://wispindex.org/#/global-rankings/

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD