Connect with us

Eleições 2022

Polícia Nacional mobiliza mais de 80 mil efectivos para investidura de João Lourenço e Esperança da Costa

Published

on

Um efectivo militar de mais de 80 mil agentes da Polícia Nacional estão mobilizados para garantir a segurança e tranquilidade públicas, na capital do país, durante a investidura de João Lourenço como Presidente da República e Esperança da Costa, como vice, para o quinquénio 2022-2027.

A garantia foi dada nesta sexta-feira, Pelo porta-voz do Posto de Comando de Asseguramento das Eleições2022, comissário Orlando Bernardo, em conferência de imprensa.

Adiantou que continuam mobilizados mais de 80 mil efectivos dos vários órgãos da Polícia Nacional, tendo apelado aos cidadãos para se absterem de actos que perturbem a ordem e segurança públicas.

Na conferência de imprensa que serviu para apresentar os resultados do asseguramento das eleções gerais de 24 de Agosto, o oficial da Polícia revelou a ocorrência de 165 detenções nos últimos 15 dias.

Trata-se de detenções por tentativa e prática de vandalização, com maior incidência nas povíncias de Luanda, de Benguela, de Malanje, de Cabinda, da Lunda Norte, do Moxico e do Huambo.

Orlando Bernardo lembrou a necessidade de os promotores de manifestações cumprirem com o estabelecido na lei, pois não são permitidas manifestações que atentem contra os órgãos de soberania.

Manifestou a disponibilidade da PN em colaborar com os promotores das potenciais manifestações, desde que sejam autorizadas nos termos da Constituição e da Lei.