Connect with us

Sociedade

Polícia Nacional esclarece incidente que envolveu deputado da UNITA em Malanje

Published

on

O Grupo Parlamentar da UNITA disse, em comunicado, que tomou conhecimento “com bastante preocupação, repulsa e indignação” da ocorrência do alegado atentado contra o deputado pelo Círculo Provincial de Malanje, Carlos Xavier, ocorrido na última segunda-feira, na cidade de Malanje.

Segundo o grupo parlamentar do galo negro, o implicado, que se fazia transportar numa motorizada, parou junto da viatura Hilux do deputado e efectuou os disparos.

Perante a gravidade do incidente, o Grupo Parlamentar da UNITA “insta as autoridades a tomarem medidas para o reforço da segurança dos deputados e dos cidadãos, cada vez mais expostos a actos de crime organizado, alguns com motivações inconfessas”, exigindo que os autores sejam civil e criminalmente responsabilizados.

No comunicado, o GPU reafirma a sua determinação de “nunca desistir diante de qualquer ameaça aos seus direitos e liberdades, os quais serão defendidos até à consolidação de um verdadeiro Estado Democrático de Direito”.

Entretanto, o comando provincial de Malanje da Polícia Nacional já reagiu. Em comunicado chegado a nossa mesa de redacção refere que, numa tentativa de roubo qualificado, contra um cidadão do oeste africano, que foi baleado na retirada dos meliantes, que também efectuaram disparos a viatura de um deputado da Assembleia Nacional, que embateu contra um autocarro, ocorrido nesta segunda-feira no bairro Cangambo, por volta das 14 horas”.

Segundo o comunicado da Polícia naquela província, o facto ocorreu numa altura em que o cidadão do oeste africano saía do mercado em companhia de uma funcionária, a bordo de uma viatura de marca toyota Hilux, de cor branca, com destino ao centro da cidade, quando foram interpelados por quatro indivíduos que se faziam transportar por duas motorizadas, que após solicitarem valores, atingiram as vítimas com disparos no membro inferior e outro a cabeça.

Durante a fuga dos meliantes, refere a nota, “dois dos disparos efectuados pelos marginais atingiram a viatura pertencente a um deputado a Assembleia Nacional, sendo um na chaparia e outro num dos pneus, que causou o despiste e posterior choque contra um autocarro estacionado, sem danos físicos aos ocupantes”, esclarece o comunicado.

O comunicado diz também que o cidadão do oeste africano recebe assistência médica no hospital Regional de Malanje, após socorrido de imediato pelas forças policiais, e, de igual modo, a Polícia prestou auxílio necessário ao deputado à Assembleia Nacional.

“Diligências estão em curso para o esclarecimento total dos factos e captura dos presumíveis autores do crime”, lê-se no comunicado.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.