Connect with us

Justiça

Polícia Judiciária de Portugal suspeita que hacker Rui Pinto está por trás do caso Luanda Leaks

Redação

Published

on

A Polícia Judiciária (PJ)  suspeita que Rui Pinto, criador do Football Leaks, pode estar por trás da revelação dos documentos do caso Luanda Leaks, avança o jornal Público na edição deste sábado.

O hacker português, que se encontra em prisão preventiva e que vai ser julgado por 90 crimes, pode estar envolvido na fuga de informações dos mais de 715 mil ficheiros a que os 31 jornalistas do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) tiveram acesso.

As suspeitas da PJ justificam-se com o facto de muitos dos documentos divulgados no âmbito do caso Luanda Leaks constarem no processo que está em julgamento, bem como em inquéritos que ainda estão a ser investigados. De acordo com o Público, estes documentos encontravam-se nos dispositivos de armazenamento de dados – discos rígidos, pens, computadores – que foram apreendidos a Rui Pinto na Hungria.

Também o francês William Bourdon, um dos advogados de defesa de Rui Pinto, é um dos fundadores da PPLAAF – plataforma de proteção de denunciantes em África. Ao Público, o advogado francês Henri Thulliez, revelou que a organização tinha recebido os documentos que deram origem à investigação sobre a fortuna de Isabel dos Santos em finais de 2018, inícios de 2019.

Recorde-se que o caso Luanda Leaks é uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, onde foram analisados mais de 715 mil documentos que mostram esquemas financeiros feitos, alegadamente, por parte de Isabel dos Santos.

 

C/ Sol

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (18)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (73)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (13)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania