Mundo
“Podemos dizer claramente hoje que o avião foi abatido pela Rússia” – PR Azerbaijão
O Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, acusou este domingo a Rússia de derrubar o avião no dia de Natal e encobrir a causa, tendo afirmado categoricamente que a aeronave foi abatida pela Rússia.
“Podemos dizer claramente hoje que o avião foi abatido pela Rússia. Isso é um facto”, disse Aliyev em uma entrevista televisionada, cita a CNN.
“Ninguém pode negar esse facto”, Aliyev continuou. “Novamente, não estamos dizendo que isso foi feito intencionalmente, mas foi feito.”
O avião da Azerbaijan Airlines estava viajando para Grozny, na Chechênia, antes de fazer um pouso de emergência perto de Aktau, no Cazaquistão, informou a companhia aérea na quarta-feira.
A Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia fez saber, inicialmente, que o avião caiu depois de colidir com pássaros? mas depois afirmou que drones de combate ucranianos e uma densa neblina forçaram o avião a sair do espaço aéreo russo.
Perfurações na fuselagem do avião, semelhantes a danos causados por estilhaços ou detritos, levaram muitos a acreditar que o avião foi abatido por unidades de defesa aérea russas, incluindo uma autoridade dos EUA que disse à CNN que os sinais apontavam para um sistema russo atingindo o avião.
“O facto de a fuselagem estar cheia de buracos indica que a teoria de que o avião atingiu um bando de pássaros… está completamente removida da agenda”, disse Aliyev na entrevista de domingo.
“É possível que quando o avião foi danificado, quando foi atingido, o piloto pudesse ter percebido como uma colisão com pássaros. Porque provavelmente nunca teria ocorrido a ninguém que nosso avião poderia ser alvejado do solo enquanto voasse sobre um país amigo de nós”, ele continuou.
O presidente do Azerbaijão disse que o avião foi danificado sobre território russo, acrescentando que “meios de guerra eletrônica deixaram nosso avião fora de controle”.
“Ao mesmo tempo, como resultado do fogo vindo do solo, a cauda do avião também foi severamente danificada”, continuou Aliyev.