Connect with us

Politica

PGR detém ex-governador da Lunda Sul

Published

on

Dois anos após ser acusado de ter cometido os crimes de peculato e desvio de fundos do Estado, enquanto vice-governador para a área económica e produtiva da província do Cuando Cubango, Ernesto Kiteculo, foi nesta manhã ouvido pela Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal da Procuradoria-Geral da República (PGR) e encontra-se detido na cadeia de Viana.

A acusação, conforme o Correio da Kianda divulgou anteriormente, resulta de uma investigação exaustiva feita à gestão de Higino Carneiro enquanto governador do Cuando Cubango e Luanda. A mesma indicou fortes indícios de Ernesto Kiteculo estar envolvido no desvio de fundos e bens que prejudicaram o Estado em milhões de dólares norte-americanos.

Ernesto Kiteculo chegou ainda a ocupar o cargo de governador da Lunda Sul, mas foi exonerado em Setembro de 2018. Com isso, tornou-se o primeiro ex-governador detido no quadro das investigações de combate à corrupção, peculato e associação de malfeitores, levadas a cabo um pouco por todo o país pela Procuradoria-Geral da República.