Politica
PGR confirma envolvimento de russos em actos de espionagem e financiamento ao terrorismo
A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou o envolvimento dos cidadãos russos Igor Rotchin MIhailovich e Lev Matveevich Lakshtano, e os angolanos Amor Carlos Tomé e Oliveira Francisco, em pelo menos seis crimes, dentre eles, espionagem e financimento ao terrorismo.
O grupo encontrava-se detido desde o dia 07 de Agosto de 2025, sob suspeitas da prática dos crimes de Financiamento ao Terrorismo e Terrorismo , na sequência dos actos de vandalismo ocorridos nos dias 28, 29 e 30 de Julho, aquando da greve dos taxistas.
De acordo com a PGR. os arguidos russos fazem parte de uma organização internacional que tem vindo a desestabilizar Estados e Governos, sobretudo em África, mediante recrutamento e financiamento de cidadãos nacionais com capacidade de mobilização de outros cidadãos para a prática de actos de desobediência civil generalizada.
“Os arguidos são acusados dos crimes de Espionagem, Financiamento ao Terrorismo, Terrorismo, Corrupção Activa de Funcionário e Introdução de Moeda Estrangeira no País”, diz o comunicado da Procuradoria-Geral da República, datado de 02 de Dezembro de 2025.
