" />
Conecte-se agora

Justiça

PGR anuncia gabinete para recuperação de activos

A Procuradoria-Geral da República (PGR) tem em forja a criação, em princípios de 2019, de um gabinete para tratar questões ligadas à recuperação de activos no exterior e interior do país, anunciou, nesta quinta-feira, o seu titular.

Angop

Publicados

on

- PGR H  lder Pitta Gr  s  - PGR anuncia gabinete para recuperação de activos

Hélder Pitta Góis, que falava à imprensa no final da cerimónia de cumprimentos de fim de ano da PGR, disse que o gabinete poder ser criado ainda em Janeiro ou Fevereiro e visa dar resposta aos desafios actuais no âmbito do repatriamento de capitais e combate ao branqueamento de capitais.

Adiantou que, a partir de Março, poderão ser recrutados novos magistrados, admitindo o recurso à cooperação internacional para conformar o referido gabinete.

Na cerimónia, o director Nacional para Organização, Planeamento e Estatística da PGR e sub-procurador-geral da República, Gilberto Mizalaque Vunge, procedeu à apresentação do plano de desenvolvimento 2019-2023, que visa conquistar o reconhecimento e a credibilidade da sociedade pelo seu comprometimento com promoção da justiça, defesa da legalidade, exercício pleno da cidadania e combate ao crime e à corrupção, em particular.

De igual modo, ele visa ainda criar e reforçar a actuação no combate à corrupção, terrorismo, branqueamento  de capitais, recuperação de activos, protecção de vítimas, testemunhas e denunciantes e reforçar a cooperação jurídica internacional em matéria penal.

O responsável aponta acções viradas para o combate ao ciber crime e digital, violência doméstica, direito da criança, dos jovens e dos trabalhadores, bem como a adopção de reformas e adequação da legislação sobre actividade da PGR.

Gilberto Mizalaque disse que o plano prevê, no domínio dos recursos humanos, atingir no final do quinquénio mil e 217 procuradores, visando suprir carências, e elevar o número de funcionários de mil 545 para quatro mil 500.

Sublinha que o plano inclui formação de quadros e a criação de um sistema atractivo de gestão de carreiras, a melhoria da prestação de serviços, a criação de um portal interactivo, entre outros.

Os funcionários da PGR enalteceram os esforços para tornar o órgão mais actuante e efectivo no combate aos males que enfermam sociedade e pede respeito mútuo na relação interpessoal entre magistrados e técnicos de justiça, com vista gerar clima de trabalho harmonioso e saudável.

Lançaram um apelo, apesar da actual conjuntura económica, à valorização dos técnicos de justiça, mediante atenção na superação, capacitação e motivação, mediante políticas de incentivo que incluam remuneração justa e aplicando princípio da meritocracia.

Os magistrados, na voz do procurador-geral adjunto, Pascoal Joaquim, exortaram para a unidade da classe, no sentido de trilharem um bom caminho que satisfaça a expectativa da sociedade.

Por outro, reclamou da falta de condições de trabalho que considerou “deploráveis e desprestigiantes”.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (8)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (164)

Editor

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (8)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (10)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (40)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (4)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação