Connect with us

Politica

Petrolíferas disponibilizam USD 10 milhões para compra de vacinas

Published

on

Um milhão de doses de vacinas contra a covid-19 serão compradas pelas empresas exploradoras de petróleo em Angola, filiadas na ACEPA, e oferecidos ao Governo de Angola.

O acordo tripartido foi assinado esta segunda-feira, 07, nas instalações do MIREMPET.

Rubricaram o documento o Dr. Diamantino Azevedo (MIREMPET), a Dra. Sílvia Lutucuta (MINSA) e pela ACEPA (Associação das Companhias Exploradoras de Petróleo) Olivier Jouny e Derek Magness, directores gerais da TotalEnergies e da Chevron, na qualidade de presidente e vice-presidente da associação.

Para o ministro Diamantino Azevedo, “a doação das petrolíferas é sequência de outras acções” do sector que dirige, tendo, dentre outras iniciativas, destacado a oferta de vacinas feita pela Endiama e sua parceira Alrosa.

“Vamos continuar a apoiar o MINSA para que vençamos essa batalha contra a covid-19”, disse o governante que agradeceu as companhias petrolíferas contribuintes a quem apelou à “continuidade activa nesse processo”.

Sendo duas doses de vacina por pessoa, prevê-se a cobertura dos funcionários ligados à industria petrolífera angolana e seus dependentes, cerca de 60 mil pessoas (12%), sendo as demais vacinas (88%) usadas na campanha levada a cabo pelo MINSA.

Para a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, “a contribuição da indústria petrolífera é muito valiosa e o MIREMPET tem sido um parceiro estratégico”

“Com esta doação (perto de dez milhões de dólares americanos), o Governo angolano poderá adquirir vacinas para 500 mil pessoas e comprar outros materiais de saúde”, reforçou a governante.

O Director Geral da Total Energies e Presidente da ACEPA, Olivier Jouny, afirmou que “o acordo é mais um esforço na luta contra a covid-19”, reconhecendo ainda o papel mobilizador do MIREMPET que, ao lado do MINSA, procura atenuar as carências em termos de vacinas e outros insumos médicos.

Testemunharam o acto os secretários de Estado para o Petróleo e Gás e da Saúde Pública, bem como directores gerais das empresas do sector petrolífero.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (1)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (87)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (20)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD