Connect with us

Politica

Petrolífera inicia estudos para exploração na bacia do Namibe

Published

on

A ExxonMobil deve iniciar, no segundo semestre do próximo ano, a exploração de petróleo na bacia do Namibe, anunciou esta sexta-feira, 17, em Luanda, o vice-presidente da companhia petrolífera norte-americana, após audiência com o Presidente da República, João Lourenço.

Hunter Farris informou que o encontro com o Chefe de Estado angolano teve como objectivo “tratar-se de estudos de exploração para determinar o potencial petrolífero da área concessionada”.

“As novas perfurações implicam, naturalmente, aumento dos investimentos, só passíveis de quantificar dependendo dos resultados dos estudos exploratórios que forem realizados a partir do segundo semestre de 2024”, avançou o vice-presidente sénior para as Operações em águas profundas .

Destacou ainda a parceria com Angola no Bloco 15, 150 quilómetros do Soyo, no Zaire, “onde a ExxomMobil contribui com uma produção de 175 mil barris por dia”.

Ressaltou, igualmente, que a petrolífera já investiu mais de 30 mil milhões de dólares em Angola.

A ExxonMobil é uma empresa multinacional norte-americana de petróleo e gás, com sede em Irving, Dallas, Estado do Texas, que foi formada, em 30 de Novembro de 1999, na fusão da Exxon com a Mobil, duas empresas resultantes da divisão da Standard Oil Company em 1911.

De recordar, que em Setembro passado, a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG) renovou a licença de produção no Bloco 15 da ExxonMobil até 31 de Dezembro de 2032.

Colunistas