Economia
Petróleo: Namíbia busca experiência logística em Luanda
Uma delegação do Ministério das Minas e Energias, da República da Namibia está em Luanda, em busca de experiência no domínio da logística na indústria petrolífera, tendo, para o efeito, visitado na semana finda, a base da SONILS, em Luanda.
A visita está enquadrada na parceria estratégica entre as entidades namibianas NAMPORT, NAMCOR e a Sonangol, E.P., para o desenvolvimento de uma base logística integrada de apoio à indústria de petróleo e gás na República da Namíbia.
As delegações dos Ministérios das Minas e Energia da Namíbia, e do Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola, na base, foram recebidas pelo Director Geral da SONILS, Emílio Costa. A Vice-Ministra das Minas e Energia, Kornelia Shilunga, da Namíbia e pelo Secretário de Estado dos Petróleo e Gás, Jose Barroso, encabeçaram as delegações.
Emílio Costa afirmou que, a SONILS está disponível para compartilhar as suas experiências e “Know How” em gestão logística, e as melhores práticas operacionais do sector, com a Namíbia.
Para o Director Geral da SONILS, a parceria estratégica traz consigo um conjunto de benefícios para ambas organizações e de igual forma para as populações dos respectivos países.
“A política do conteúdo local desenvolve a indústria e consequentemente as nações”, referiu, acrescentando que a partilha de conhecimento somente acontece quando há comprometimento.
Por outro lado, a Vice-Ministra das Minas e Energias da Namíbia Kornelia Shilunga mostrou-se satisfeita com o funcionamento da base da SONILS, e defendeu a necessidade de replicar “o bom exemplo do centro logístico” angolano para outras paragens do continente.
“Como o centro de serviços integrados, a SONILS é um dos nossos parceiros industriais mais valiosos”, reafirmou.
O encontro contou com distintos convidados, membros do governo, membros do Conselho de Administração da Sonangol, com destaque para o Secretário de Estado para o Sector dos Petróleos e Gás, José Barroso, Administrador Executivo da Sonangol, Osvaldo Inácio e Bráulio Brito, Presidente da AECIPA.
Na ocasião, algumas empresas instaladas na Base da SONILS, como a Total Energies, Akersolutions, Baker Hughes, Halliburton, Schlumberger, tiveram a oportunidade de contar as suas experiências, durante os anos que operam a partir da SONILS.