Connect with us

Economia

Petróleo: exportações do primeiro trimestre ultrapassam os USD 6 mil milhões

Published

on

Durante o primeiro trimestre de 2023, Angola exportou cerca de 87,92 milhões de barris de petróleo bruto, o que equivale a 6,92 mil milhões de dólares. Quanto ao gás, as exportações realizadas nesse período totalizaram cerca de 1,11 milhões de toneladas métricas, dos quais 84,9% corresponde ao LNG. A receita bruta arrecadada é de 947,83 milhões de dólares, representando um aumento de 3,61%, comparado com o trimestre anterior.

O valor da comercialização se revela inferior em 36,58%, comparativamente ao referido trimestre, “resultado de preços mais baixos do gás no mercado internacional”, avançou o Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, na abertura das apresentações das exportações de petróleo bruto e gás, esta segunda-feira, 24, na sede do MIREMPET.

“O preço do Brent datado no mercado internacional foi influenciado por vários factores, com realce para a desaceleração da economia global, e as expectativas de aumento das taxas de juros pelos bancos centrais das maiores economias mundiais, bem como pela relativa diminuição da procura de combustíveis em alguns mercados nomeadamente Europa e América”, referiu, o governante.

Neste período, os principais destinos do petróleo bruto angolano foram para os mercados asiático e europeu, ressaltou.

“Salta à vista que, ao longo do primeiro trimestre de 2023, os preços do petróleo bruto no mercado internacional tiveram uma tendência decrescente. O mercado europeu exportou maioritariamente o Gás Butano, o mercado asiático o Gás Propano enquanto os condensados tiveram como destino os Estados Unidos da América”, informou.

Colunistas