Ligar-se a nós

Economia

Petróleo: economistas divergem quanto impacto do anúncio de Trump à economia nacional

Publicado

em

Economistas divergem quanto ao impacto do anúncio do Presidente Donald Trump à economia nacional, caso os Estados Unidos comece a produzir petróleo em grande escala.

Continuam as reacções em torno do anúncio do 47º Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aquando da sua investidura, esta segunda-feira, sobre a pretensão de a nação mais poderosa do mundo produzir mais petróleo que qualquer outro país.

O economista José Lumbo refere ser importante analisar os dados da importação de petróleo bruto direccionada aos Estados Unidos, comparadas as outras economias. O especialista avançou que a China exportou dezanove vezes mais do que a nação mais poderosa do mundo, no ano de 2024, com pelo menos 12.360.7 milhões de dólares contra 640.2 milhões de dólares.

O economista acredita que esta pretensão dos Estados Unidos não vai comprometer as finanças públicas, porque, segundo faz referência de dados oficiais, a China e a Índia, continuam os maiores exportadores de petróleo nacional, mas não descarta, por outro lado, de afectar a economia angolana pelo facto de estarem interligadas.

Já o economista Manuel Macuva avaliou negativamente os impactos na economia angolana, com o país norte-americano a produzir maior quantidade de petróleo que qualquer outro Estado, com os preços mais baixos, segundo Donald Trump no seu discurso de tomada de posse, esta segunda-feira.

Para além dos choques na economia do país, que é assegurada maioritariamente pela produção do petróleo, o especialista disse que o continente africano vai presenciar uma diminuição na arrecadação de receitas do produto.

Manuel Macuva defendeu ainda que em contraste com as consequências económicas, a produção do petróleo em grande escala pode causar danos ao meio ambiente.

Importa referir que o OGE 2025 tem o preço do barril do petróleo estimado na ordem dos 70 dólares, e prevê despesas avaliadas em 34,6 biliões de kwanzas, cerca de 27,5 milhões de dólares.

“Vamos produzir maior quantidade de petróleo que qualquer outro país”




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD