Connect with us

Economia

Petróleo e gás de Angola entram em campanha internacional de divulgação

Published

on

As oportunidades dos sectores de petróleo e gás angolanos vão ser apresentadas em campanha internacional de divulgação, através de um relatório a ser apresentado em conferência pública, em Setembro deste ano, em Luanda, e que serve de antevisão ao documentário que está a ser produzido em parceria com o canal televisivo CNBC Africa, programado para o segundo trimestre de 2022 o título de ‘Africa Energy Series Angola 2022’.

O relatório servirá para orientar os investidores sobre os vários temas como a resiliência do mercado no pós-COVID-19, o desenvolvimento de campos marginais, as estratégias de monetização de gás, a expansão de downstream, técnicas de produção avançadas bem como o conteúdo local e a capacitação doméstica.

Sob o tema ‘Indústria de Petróleo e Gás de Angola: O Roteiro para a Regeneração e Crescimento’, a conferência, denominada AOG 2021, servirá para apresentar as oportunidades de negócios a investidores estrangeiros em Angola, e promover maior investimento em projetos selectos. Uma agenda de investimento sustentável e de longo prazo na indústria de petróleo e gás de Angola e noutros sectores-chave, será também apresentada, com o objectivo de apoiar a diversificação da economia.

A iniciativa é da Energy Capital & Power (ECP), que prevê reunir a elite da indústria petrolífera angolana e promover debates, networking e negociação e conta com a parceria do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.

O Comunicado da empresa, enviado à redacção do Correio da Kianda informa que a campanha nacional será desenvolvida em paralelo com uma série de aparições internacionais de delegações angolanas para mostrar as oportunidades energéticas do país a investidores estrangeiros e é sustentada por três pilares domésticos e uma tourné internacional que deverão colocar o actual segundo produtor de petróleo e gás da África Subsaariana no centro do interesse dos investidores do sector.

Em Angola, a ECP está já a trabalhar num Relatório de Investimento que se vai debruçar sobre os temas mais relevantes do sector do petróleo e gás angolano, com entrevistas de líderes de mercado do sector público e privado.

Além do relatório, adianta ainda o comunicado, a ECP está a produzir um documentário de alto nível que irá analisar em profundidade o lugar que o petróleo e o gás ocupam actualmente na economia angolana, e como está a ser usado para a promoção da diversificação e de um crescimento futuro sustentável.

Com estreia prevista para meados de 2022, o documentário, considerado exclusivo e único, será emitido em canais de televisão angolanos, na rede CNBC Africa, com o qual está a ser produzido, e em plataformas internacionais de streaming.

A campanha tem início em setembro de 2021, com a realização de 09 a 10, da Conferência Angola Oil & Gas (AOG), no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, e será transmitido em directo no site da ECP, devendo os interessados inscreverem-se para o efeito.

O Director Internacional de Conferências da ECP, João Marques, considera histórica a dimensão da campanha que está a ser desenvolvida em Angola, em parceria com o MIREMPET, pelo facto de estar a permitir levar oportunidades de petróleo e gás de Angola às mãos de investidores em todo o mundo. “Nunca se realizou uma campanha tão abrangente e vasta neste mercado e estamos entusiasmados por ver o quanto podemos fazer pelo futuro da indústria de petróleo e gás de Angola”, referiu.

Entretanto, adverte que devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19, a conferência será exclusiva para convidados e reunirá a elite da liderança de energia de Angola para os dois dias de discussões, networking e negociações.

Na frente internacional, avança ainda o documento, a ECP está a trabalhar com o Ministério dos Recursos Minerais, Petroleo e Gás, com a Agência Nacional de Petróleo e Gás e com a Sonangol para levar delegações angolanas de alto nível a grandes eventos internacionais, incluindo o Fórum de Energia EUA-África (USAEF) da ECP, que decorre de 4 a 5 de Outubro em Houston, EUA, e a African Energy Week (AEW), que acontece de 9 a 12 de novembro de 2021 na Cidade do Cabo, África do Sul, organizada pela Câmara Africana de Energia e produzida pela ECP.

Entre as individualidades convidadas destaque para o Ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Pedro de Azevedo.

Sobre a ECP

A Energy Capital & Power é uma plataforma de investimento global líder para o sector de energia com foco em África. Através de uma série de eventos, conteúdo online e relatórios de investimento, a ECP liga toda a cadeia de valor de energia – da exploração de petróleo e gás à energia renovável – e facilita o investimento e colaboração globais e intra-africanos.

Colunistas