Connect with us

Economia

Petróleo: Angola arrecada mais de USD 7 mil milhões com exportações no 4º trimestre

Published

on

Angola arrecadou mais de 7 mil milhões, 794 milhões e 585 mil dólares com exportações de petróleo bruto e gás no 4º trimestre de 2022.

A informação foi avançada esta terça-feira, 24, pelo Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, durante apresentação no Auditório Albina Assis.

No ano passado, referiu, as exportações alcançaram uma receita de mais de 39 mil milhões de dólares.

“O valor resultante das referidas exportações mostra um aumento de 43.77% quando comparado com o ano de 2021”, sublinhou o Secretário de Estado.

Referiu ainda que, no 4º trimestre de 2022, relativamente ao volume das exportações por ramas angolanas, destacam-se a mostarda com 12,64%, a dália com com 10,38%, a couve com 9,04% e a pazflor com 8,51%.

De acordo com Alexandre Garrett, director do GEPE, os principais destinos da exportação do petróleo de Angola foram a China (53,64%), a Índia (9,54%), a França (5,71%, a Holanda com (5,16%) e a Espanha (4,47%).

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.